Facebook
homequem somosserviçosdicasfale conosco
 

Higienização do Ar Condicionado Automotivo

Filtro de cabine

Atualmente, vivemos em ambientes considerados poluídos devido a quantidade de partículas suspensas no ar. Esse cenário torna-se ainda pior quando estamos em engarrafamentos juntamente com caminhões e ônibus.
O filtro de cabine ou também chamado filtro anti-pólen, tem como função reter as partículas de sujeira. Ele impede que essas partículas entrem na cabine do veículo e posteriormente em nossos pulmões.
Recomenda-se que sua substituição seja realizada periodicamente e juntamente seja executada a higienização do ar condicionado, para que juntos possam tornar-se eficientes. A sujeira alojada no filtro pode interferir no funcionamento do ar condicionado em alguns casos, bloqueando a passagem do ar, ou seja, sua ventilação.
Alguns veículos como os utilitários (camionetes em geral) não possuem filtro de cabine, nem local apropriado para que se possa adaptá-lo. Nesse caso, a higienização do ar condicionado torna-se essencial e muitas vezes há que se realizar a manutenção corretiva.

Motivo pelo qual os fungos e bactérias proliferam-se no sistema de ar condicionado

O sistema de ar condicionado consiste em um ambiente úmido, e se estiver sujo, torna-se propício ao desenvolvimento e acúmulo de fungos e bactérias.

Esses microorganismos podem causar desde o famoso mau-cheiro até doenças respiratórias podendo causar a morte. Em 1998, o então ministro das comunicações, Sérgio Motta, foi vítima de uma pneumonia rara, causada por um tipo de bactéria, a Legionella sp., que pode ser encontrada em sistemas de refrigeração de ar condicionado sem manutenção (esse exemplo citado é de sistema residencial, comercial, mas a causa do problema é a mesma em um veículo automotor).
Antes Depois

Higienização

De caráter preventivo, deve-se realizar periodicamente através da Oxi-Sanitização: processo pelo qual o oxigênio do ar ambiente é transformado em oxigênio ionizado, pela quebra da molécula de O2 (oxigênio do ar) em partículas de O3 (ozônio). Essas partículas formadas (oxigênio ionizado mais ozônio) são responsáveis pela eliminação de todos os contaminantes existentes no ar ambiente.
A aplicação da oxi-sanitização é recomendada para pessoas alérgicas e com problemas respiratórios crônicos. Ela promove a eliminação do cheiro de cigarro e cheiro de alimentos; não é perfume e elimina microorganismos, fungos, bactérias.
Em alguns casos existe a necessidade de se realizar a manutenção corretiva: quando o ar condicionado exala um forte cheiro de mofo, poeira ou algo parecido. Neste caso, provavelmente, o evaporador já está cheio de sujeira e necessita ser removido para que se faça uma limpeza mais pesada e completa, onde o mesmo será lavado com produto específico, sendo posteriormente aplicada a Oxi-Sanitização.

Intervalo de tempo entre uma manutenção e outra

É recomendado que se realize a higienização do ar condicionado e substituição do filtro anti-pólen a cada 10.000 km rodados ou 2 vezes ao ano (a cada seis meses).
Nos veículos que não possuem filtro anti-pólen é ainda mais importante que se realize a higienização. Nesse caso, recomenda-se realizar a manutenção 3 vezes ao ano.


MotorClima - Todos os direitos reservados   Desenvolvimento